Remédio para Sinusite – Conheça os Melhores Tratamentos Para Curar essa Doença

602

O melhor remédio para sinusite pode não ser este que você anda tomando.

Primeiramente, antes de saber como curar a sinusite, você precisa entender o que é sinusite. Ela pode ser definida como a inflamação dos seios paranasais, podendo ter origem alérgica, bacteriana, viral ou fúngica.

Os sintomas da sinusite são nariz entupido, muco nasal espesso e dores no rosto, além disso, também pode ocorrer dores de cabeça, tosse, dores de ouvido, inflamação na garganta e redução do olfato.

Pesquisas indicam que a sinusite atinge cerca de 10% a 30% da população, sendo uma doença bastante comum que pode afetar qualquer pessoa. Se você sofre de sinusite, deve saber o quão ruim e desagradável é essa doença.

Mas não se preocupe, pois nesse artigo você irá conhecer o melhor tratamento e remédio para sinusite, podendo finalmente se curar de vez dessa incômoda doença.

Qual o Melhor Tratamento Para Sinusite?

Tratamento para sinusite

Depois de diagnosticado, o tratamento para sinusite deve ser iniciado imediatamente. Seu objetivo é eliminar secreções e desobstruir os seios paranasais, assim como diminuir a dor e reduzir a inflamação.

Tratamentos convencionais protocolam o uso de remédios como corticoides nasais, antibióticos e solução salina. Contudo, também existem vários remédios caseiros para sinusite que podem vir a gerar resultados tão bons quanto.

Conheça agora os principais tratamentos para curar sinusite:

Corticoides Nasais

Os corticoides nasais agem localmente reduzindo a dor e a inflamação dos seios paranasais. Seu uso deve ser feito de forma contínua por dias e até mesmo semanas.

Apesar de serem corticoides, eles não apresentam efeitos colaterais, uma vez que agem apenas localmente e não passam pela corrente sanguínea.

Exemplos de corticoides nasais normalmente utilizados são: budesonida, fluticasona, beclometasona, triamcinolona e mometasona.

Antibióticos

Muitas vezes a sinusite possui origem bacteriana, nesses casos se faz necessário o uso de antibióticos. Além disso, a utilização deles também pode ser necessária em pacientes com infecções virais e inflamações no caso de infecções bacterianas secundárias.

Os principais antibióticos utilizados no tratamento de sinusite são: azitromicina, levofloxacina, doxiciclina, claritromicina e amoxicilina, entre outros.

Solução salina

A solução salina é uma grande aliada no tratamento de sinusite. Ela é uma simples solução feita com água e sal a 0,9%, podendo ser comprada em farmácias ou feita de forma caseira. Seus efeitos são enormes e benéficos para quem está sofrendo de sinusite.

Existem duas formas de utilizar a solução salina: você pode esquentar a solução salina até que ela fique morna e pingá-la diretamente em seu nariz; ou então poderá deixar que ela ferva e então inalar os seus vapores.

Cloreto de magnésio

O cloreto de magnésio é um remédio natural que possui várias funções, como regular o equilíbrio de minerais no organismo e garantir o bom funcionamento de vários órgãos, como rins e cérebro.

Além disso, ele também é indicado no tratamento de rinite e sinusite, apresentando ótimos resultados para as pessoas usam ele.

Para se tratar da sinusite usando cloreto de magnésio basta dissolver 33 gramas de cloreto de magnésio em 1 litro e meio de água.

Depois é só colocar essa solução em um recipiente com tampa dosadora e aplicar no nariz duas vezes por dia. Em poucos dias, você irá começar a notar os resultados e logo estará curado.

Lota nasal

Esse também é um tratamento bem simples que rapidamente apresenta resultados. Chama-se lota nasal e já vem sendo utilizado a mais de mil anos pelos indianos.

Além de curar a sinusite, esse remédio também irá eliminar as secreções, diminuir a tosse, melhorar a respiração, combater alergias e aliviar as dores.

Para fazer esse tratamento você precisará de um instrumento chamado lota nasal, o qual pode ser comprado em casas especializadas e até mesmo em farmácias ou diretamente pela internet.

O passo a passo para utilizar esse método caseiro é o seguinte:

  1. Prepare uma solução salina a 0,9% e aqueça até ficar morna;
  2. Coloque essa solução na lota nasal e introduza em uma das narinas de forma que fique perfeitamente encaixada;
  3. Incline um pouco a cabeça para o lado e para a frente. Fique com a boca entreaberta, pois você irá respirar por ela durante todo o processo.
  4. Agora, incline lentamente a lota nasal para que a água entre pela narina e saia pelo outro lado;
  5. Em seguida, repita esse mesmo procedimento na outra narina;
  6. Finalmente, assoe várias vezes o nariz, deixando sempre uma das narinas aberta.

Pronto, faça esse tratamento diariamente e em poucos dias você estará curado da sinusite.

Água oxigenada

Outro tratamento caseiro para curar a sinusite é o uso de água oxigenada a 10 volumes. Segundo o pesquisador Bill Thompson, a água oxigenada possui forte ação contra bactérias, vírus e fungos.

Nesse tratamento você encher uma bacia com cerca de 5 litros de água e adicionar nela 100 ml de água oxigenada a volumes.

Logo após, com boca e olhos fechados irá submergir sua cabeça na bacia, expelindo o ar pelo nariz fazendo bolhas.

Essas bolinhas fazem com que o oxigênio presente na água oxigenada entre em contato com a mucosa nasal. Esse oxigênio liberado no processo será o responsável pela limpeza dos seios paranasais e pela morte dos microrganismos.

Mel, cebola e suco de limão

Claro que não poderíamos deixar de fora a receita de um chá caseiro que é ótimo para sinusite.

Essa receita combina o poder anti-inflamatório e antibiótico da cebola com as propriedades antifúngicas e antivirais do mel, tudo isso juntamente com a enorme quantidade de vitamina C que o limão possui e que aumenta consideravelmente a imunidade.

Para fazer este remédio caseiro para sinusite, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Ferva 2 xícaras de água e adicione 1 cebola cortada em pequenos pedaços;
  2. Deixe ferver por 15 minutos, retirando do fogo em seguida e colocando para descansar por 5 minutos;
  3. Agora coe e adicione 2 colheres de sopa de mel;
  4. Quando for tomar, coloque o suco de limão espremido na hora;
  5. Você deve consumir 1 colher de sopa desse remédio, 3 vezes por dia.

Garanto que você irá se surpreender com os resultados obtidos.

 

Essas foram as melhores formas de tratar e se curar da sinusite, espero que esse artigo tenha sido útil para você. Compartilhe essas dicas com seus amigos e conhecidos, garanto que eles também irão gostar.

Remédio para Sinusite – Conheça os Melhores Tratamentos Para Curar essa Doença
5 (100%) 312 votes