Artrite Psoriática – Descubra os Sintomas e os Tipos de Tratamentos

320

Artrite Psoriática é uma grave inflamação nas articulações, que se manifesta nos portadores da Psoríase, que por sua vez é uma doença de pele, crônica, autoimune e não contagiosa.

Vale lembrar que a Artrite Psoriática, é uma evolução da Psoríase, então se você tem a doença de pele, é recomendado que faça sempre o acompanhamento médico, para evitar maiores complicações.

Em alguns casos pode acontecer de a inflamação nas articulações, virem mesmo sem a manifestação da doença de pele, por isso é importante se informar se na sua família não existem casos de Psoríase, porque já seria de grande ajuda para o diagnóstico, e lembre-se, na dúvida procure um médico.

Artrite Psoriática Tem Cura

Assim como a Psoríase, a Artrite Psoriática não tem cura, apenas tratamentos para tentar refrear ao máximo, mas ainda assim ela causa problemas irreversíveis ao corpo, e pouco a pouco vai agravando e tornando o movimento cada vez mais complicado para quem sofre com a doença.

Quais os Sintomas da Psoríase

Antes de tudo temos que entender o que é a Psoríase, como citado anteriormente, ela é uma doença crônica (doenças que se desenvolvem com o tempo, e permanecem por período prolongado, muitas dessas não tem cura) e autoimune (quando o sistema imunológico, ataca o próprio corpo, no caso da Psoríase ataca a pele).

A pessoa que tem essa doença, tem a pele caracterizada por manchas vermelhas, alto índice de descamação e ressecamento. Mas a psoríase também é relacionada com problemas psicológicos, muitas vezes uma simples alteração emocional, como a raiva, por exemplo, faz com que apareçam uma maior quantidade de manchas na pele, o que acaba por trazer alguns transtornos a quem passa por isso, já que muitas pessoas tendem a se manter distante por acharem que é contagioso.

Psoríase pega por contato?

A resposta é não! Psoríase não é contagiosa, e o fato de muitos terem certos preconceitos por conta dela, acaba por agravar o estado emocional e consequentemente os sintomas das pessoas com a doença de pele.

Por isso é importante ter um conhecimento a respeito, para não acabar por complicar a situação de alguém que já passa por algo tão complicado.

Sintomas da Artrite

A Artrite Psoriática por sua vez, é uma inflamação nas articulações, ela aparece nas pessoas que apresentam Psoríase, mas existem casos em que a artrite aparece antes da doença de pele, por isso é indispensável o acompanhamento médico, principalmente se existem casos da doença em membros de sua família.

Como a Artrite Psoriática é uma inflamação nas articulações, os sintomas são apresentados em forma de baixa mobilidade e dores. Os sintomas mais comuns são:

  1. Psoríase na pele – Vermelhidão e descamação;
  2. Dor e dificuldade para mover os locais articulados – Normalmente os dedos;
  3. Dores em músculos e Tendões.

Tenho Psoríase, vou ter Artrite?

Estimasse que cerca de 80% das pessoas que apresentam Psoríase, tenham apresentado também Artrite Psoriática, é sim um número bem alarmante e só reforça a necessidade de acompanhamento médico. Mas também indica que nem todas as pessoas com o problema de pele tiveram a Artrite, então não é uma certeza que uma pessoa vá manifestar a doença.

Artrite Psoriática aposenta?

A Artrite, sendo diretamente ligada com a dificuldade de movimentos, e dores com o esforço que podem vir do trabalho, pode ser vista de uma forma mais grave, e até mesmo ser aceita no pedido de aposentadoria. Mas na medicina, cada caso é um caso, então vai depender muito do quanto a doença o impede de conseguir trabalhar, o recomendado é procurar os órgãos do INSS para obter informações mais precisas.

Como Diagnosticar Artrite Psoriática

Quem tem suspeitas de estar com Artrite Psoriática poderá procurar por especialistas para ajudá-lo no diagnóstico da doença. Os médicos mais indicados são:

  • Reumatologistas;
  • Dermatologistas ou;
  • Clínico Geral.

Para facilitar o diagnóstico, o ideal é o paciente já ir para a consulta com algumas informações. Dados sobre parentes que tenham tido Psoríase, histórico médico e os sintomas relacionados das últimas semanas ou meses serão informações bem importantes para ao especialista.

Qual o Tratamento para Artrite Psoriática

Como todos devem sabem, na medicina cada tratamento é diferente de paciente para paciente, existem casos onde serão indicados medicamentos e em outros cirurgia, mas não precisa se assustar, o recomendado é marcar uma consulta com um profissional de confiança e esclarecer todas as dúvidas, lembre-se que a preocupação pode agravar ainda mais a situação.

Remédios para Artrite Psoriática

Como a Artrite Psoriática é uma doença inflamatória, os medicamentos são aplicados com o intuito de ir contra a esses sintomas, então naturalmente a escolha é para os medicamentos anti-inflamatórios não esteróides, não listaremos os remédios para evitar a automedicação dos leitores, o que poderia facilmente agravar a situação.

Também se utilizam os corticosteróides, mas como sua constante utilização pode causar efeitos colaterais, como o agravamento dos sintomas, ele deve ser utilizado com cautela.

A Redação da Revista Mais Você reforça mais uma vez, é imprescindível o acompanhamento médico, os especialistas listados acima devem ser consultados para tratar os sintomas, e darem o diagnóstico correto para a doença.

Cirurgia

A Cirurgia é uma alternativa quando a doença se torna muita agressiva, ela é indicada pelo profissional que acompanha, e o objetivo é substituir ou reconstituir a articulação que foi afetada.

Vale ressaltar novamente a necessidade de acompanhamento médico, O médico Reumatologista é o profissional responsável pelas articulações, e ele poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

Artrite Psoriática Tratamento Alternativo

A Fisioterapia e alguns tratamentos alternativos, como certos exercícios e outras formas de relaxamento, são métodos bem aceitos entre as pessoas que manifestaram a inflamação das articulações, procure um profissional, pratique exercícios regularmente e não esqueça de se alimentar de forma saudável.

Os pacientes tendem a notar uma boa melhora nos sintomas, como é um problema ainda sem cura, é essencial que o indivíduo aprenda a lidar com a situação, e seguindo de forma saudável a qualidade de vida consequentemente se tornará bem melhor.

Se gostou desse artigo compartilhe nas redes sociais com seus amigos e com as pessoas que você ama.

Artrite Psoriática – Descubra os Sintomas e os Tipos de Tratamentos
5 (100%) 119 votes