Como Trabalhar com Sublimação

//Como Trabalhar com Sublimação

O que é Sublimação

Para quem nunca ouviu falar, sublimação ou transfer é uma técnica de impressão que transfere uma arte gráfica para objetos como, por exemplo, tecidos, vidros, porcelanas e cerâmicas.

Muitos que trabalham com estes produtos atendem a grande demanda do mercado que são empresas que presenteiam funcionários e fornecedores com brindes personalizados.

Em pequenas quantidades, existe a demanda na personalização de lembranças de datas especiais (aniversários e casamentos) e datas comemorativas (dias das mães, dia dos namorados e dia dos pais).

Atualmente, trabalhar com personalização é uma maneira muito vantajosa de se ganhar dinheiro. É um mercado que não para de crescer.

A sublimação pode ser usada em diversos materiais como já citamos anteriormente e a aplicação dela pode ser feita em canecas, camisetas, chinelos, copos de vidro, canetas, rótulos de embalagens e muitos outros produtos.

Se você quer saber mais sobre esse mercado, iremos explicar algumas das maiores dúvidas sobre o assunto e dar dicas importantes, então, vamos lá!

Máquinas e equipamentos necessários para a sublimação

Para iniciar com a sublimação, resumidamente, será necessário um computador, uma prensa térmica e uma impressora. Mas espere, não vai sair comprando qualquer equipamento sem antes ler as próximas dicas.

Primeiro você precisa saber com quais materiais deseja começar, não adianta comprar um equipamento grande para trabalhar, por exemplo, com personalização de capinhas de celular, canecas ou chinelos. Se fizer isso estará jogando dinheiro fora. Da mesma forma, uma prensa pequena não conseguirá lhe entregar um bom resultado se o objetivo for estampar camisas ou bermudas.

Uma dica é adquirir uma prensa ligeiramente maior que a área máxima de impressão da impressora, se você possui uma impressora que imprime folhas A4, prefira as prensas de, no mínimo, 30 x 38 cm. Já, se a impressora consegue impressões em folhas maiores como, por exemplo, folhas A3, o ideal são prensas com tamanho de 38 x 50 cm (no mínimo).

Na sublimação existem 3 variáveis que influenciam na qualidade final da estampa. Para não ter dores de cabeça procure por prensas confiáveis em configurações de temperatura, pressão e tempo. Lembre-se, comprar equipamentos de qualidade não são gastos, mas sim investimentos que vão impactar diretamente na qualidade dos seus produtos.

Sobre as impressoras, muitas pessoas que têm seus negócios prosperando há um certo tempo, indicam as impressoras com bulk Ink de fábrica. A marca irá depender de cada um, sendo a Epson L210 um dos modelos mais utilizados para este fim. Nossa dica nesse quesito é procurar uma máquina que tenha garantia do fabricante. Evite compras com garantias de apenas três meses. Se for preciso, faça uma garantia estendida por conta própria, para ser mais segurança.

Impressora para Sublimação

SAIBA MAIS

>> Guia Prático para Qualquer Pessoa virar um Especialista em Sublimação

Tipos de Papeis e Tintas para Sublimação

Uma das perguntas que muitas pessoas fazem é sobre o tipo de tinta e de papel que irão utilizar. Existem muitas opções no mercado, mas a dica que precisamos fixar é: opte sempre por qualidade e não por preço baixo.

Procure utilizar as tintas originais da sua impressora, evitando entupimentos ou problemas nas máquinas. Além disso, uma boa tinta irá resultar em um trabalho muito mais bonito.

Basicamente, existem dois tipos de papeis no mercado. Aqueles que são resistentes à água e os que são de fato a prova d’água.

A única diferença entre eles é que o primeiro irá absorver a água e ondular mas não irá borrar. Já o segundo não irá absorver a água, nem ondular e muito menos borrar. Estes papéis a prova d’água possuem a mesma qualidade de papéis profissionais utilizados em estúdios fotográficos.

Tipos de Tecidos para Sublimação

Nem todos os tecidos aceitam o trabalho de sublimação. Essa informação é importante para que não haja desperdício de material, causando enormes prejuízos. A dica para iniciantes é: aposte no poliéster.

Quanto maior a quantidade de poliéster, melhor será seu produto final. Claro, é possível fazer o trabalho em outros tecidos, como algodão, mas é preciso entender que qualidade poderá ser muito prejudicada devido aos problemas de absorção. Então, quando for realizar um projeto com algum cliente, enfatize o uso do poliéster em maior proporção.

Esse cuidado não reflete só na qualidade da estampa mas também na duração da mesma. Em algodão, é possível que as estampas percam a cor após algumas lavagens, o que deixará seu cliente bastante insatisfeito.

Uma dica interessante é procurar por empresas que vendam a preços baixos retalhos das malhas que você pretende utilizar, com isso, você poderá fazer alguns testes sem comprometer o produto final e acertar os erros que por ventura possam aparecer.

Para ter sucesso, qualidade é fundamental. Por isso, investir em conhecimento nos leva muito mais longe. Sabemos que o mercado é lucrativo e concorrido, porém, a maioria das pessoas não possui a orientação necessária para levar o empreendimento adiante. Se destacar da no meio da multidão e realizar trabalhos que serão elogiados por seus clientes é fundamental para o futuro do seu negócio.

Como e onde se especializar para trabalhar com Sublimação

Separamos um curso contendo o que acreditamos ser um dos mais completos na área de sublimação. Ele possui um preço bastante acessível e traz informações muito relevantes sobre o assunto. A vantagem de um curso online é poder realizá-lo no conforto da sua casa, o dia e hora que quiser.

Além disso, o professor irá te ensinar de forma didática e prática o uso das máquinas e tudo que diz respeito a sublimação. Aproveite também os bônus incríveis que o curso está oferecendo.

Para conhecer mais, clique no link abaixo.

>> Quero conhecer o Curso Prático de Sublimação

2017-11-14T15:24:03-02:00