Como Ganhar Dinheiro com Artesanato

//Como Ganhar Dinheiro com Artesanato

O Artesanato no Brasil

A história do artesanato é tão antiga quanto a história do homem no mundo, pois a necessidade de produzir bens de utilidade e para uso cotidiano expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.

No Brasil, o artesanato faz parte do folclore e revela costumes e características de uma região. Hoje, é a principal fonte de renda de muitas famílias. E você, já pensou em ter uma atividade tão prazerosa para ganhar uma renda extra?

Os Tipos de Artesanato

São muitos os tipos de artesanato que fazem sucesso no mercado, mas é importante que o seu produto tenha algum valor para o público.

Um bom artesanato envolve diversos fatores e regras para cumprir o seu papel: Ter materiais de qualidade, ser criativo e inovador para despertar o olhar do cliente e ter funcionalidade, para representar algum valor.

Cosméticos e sabonetes artesanais são uma ótima forma de ganhar dinheiro, afinal, quem nunca ganhou um? Uma boa ideia é caprichar no visual, montando kits e cestas.

Bolsas, capas de caderno e livros, bordados, pinturas, bonecos em biscuit e mais uma infinidade de artesanatos podem ser a porta de entrada para sua independência financeira.

SAIBA MAIS

>> Aprenda a Fazer uma Linda Cascata de Água

Qual Artesanato é mais Lucrativo

Nossa equipe fez uma lista especial com os tipos de artesanato que mais fazem sucesso na hora da venda.

  • Artesanato em MDF

O MDF é um dos materiais mais usados em festas e decoração em geral. Há várias coisas que podem ser feitas em MDF, como caixas para decoração, letras, porta-trecos, etc.

A forma como você irá pintar e decorar esses artigos fica por conta da sua criatividade. Tente impressionar o seu cliente!

Artesanato em MDF

  • Artesanato com reciclagem

Tudo se recicla e se transforma em um trabalho fantástico! Esse tipo de artesanato vem ganhando um enorme espaço no mercado e não é à toa.

Materiais recicláveis como vidro, jornal, madeira, garrafas pet, caixas de leite, caixas de sapato, revistas, caixotes e muitos mais são encontrados jogados fora ou comprados por um preço muito barato. O investimento é mínimo e os resultados são bem satisfatórios.

Artesanato com Reciclagem

  • Artesanato de crochê

Uma das técnicas artesanais mais antigas nunca perde a sua essência e conquista pessoas de diferentes estilos e idades.

Essa técnica pode ser aplicada tanto em decoração quanto na moda, fazendo cachecol, toalhas, biquíni, decoração de vidros, etc.

Artesanato de Croche

  • Chocolates artesanais

Sucesso principalmente na Páscoa, chocolates artesanais são uma ótima forma de ganhar dinheiro em época de crise financeira. Com os chocolates industrializados cada vez mais caros, muitas pessoas buscam os artesanais como alternativa para presentear alguém.

Chocolates Artesanais

  • Artesanato em fuxico

A técnica de fuxico já existe há mais de 150 anos e conquista cada vez mais o coração dos artesãos. O fuxico é um trabalho feito com tecido, proporcionando um resultado ímpar com toque de delicadeza e beleza.

E uma das partes mais bonitas de se trabalhar com este material é poder dar vida a diversos itens de utilidade para a casa, como colchas e toalhas, tornando o lar ainda mais bonito.

Artesanato em fuxico

  • Artesanato de bambu

Fazer artesanatos como bambu pode ser um processo simples, usando o pedaço como suporte para vela por exemplo. Também pode fazer como suporte de parede para vasos, fonte de água e muito mais.

Artesanato de bambu

  • Artesanato em feltro

Com certeza você já viu muito artesanato em feltro, um tecido simples e versátil, ótimo para quem quer se aventurar. Você fazer como lembrancinhas para festas e decoração da casa.

Artesanato em feltro

Onde e Como Vender Seus Artesanatos

Todo mundo quer ser reconhecimento profissionalmente pelo seu trabalho e vender seus produtos.

O artesanato pode ser comercializado de diferentes formas, a escolha deve ser feita de acordo com a função do produto. Você pode procurar fazer parcerias com lojas de artesanatos ou que vendem o produto, este tipo de relação comercial a loja precisa ter lucro, então seu preço tem que ser compatível para que possam colocar sua margem e o produto ser atrativo para o consumidor.

Eventos e feiras são excelentes formas de divulgar seus produtos e a marca, mas nem sempre são os melhores lugares para venda, já que entra custos com espaço, decoração, etc.

A venda virtual pode ser o melhor caminho. Existem diversos sites especializados em vendas, que comercializam espaços para você anunciar seus produtos. Ou então montar a sua própria loja virtual, customizado com a sua marca.

Como Ganhar Dinheiro com Artesanato

Gosta de trabalhos manuais e quer começar a ganhar dinheiro com artesanato, mas não sabe por onde começar?

Passamos a maior parte da nossa em vida em casa, então nada melhor que deixá-la mais linda e agradável, não é mesmo? E praticar alguma atividade artesanal é uma terapia, já que reduz o estresse e alivia dores do dia a dia. Então, que tal fazer uma coisa tão prazerosa, gastando pouco?

Já pensou em fazer cascatas de água, também conhecidas como fonte? Este tipo de artesanato não é tão comum como em MDF, fuxico e crochê. Além disso tem propriedades terapêuticas. Você irá ganhar uma renda e ainda promover o bem-estar.

Por isso nós da redação da Revista Mais Você recomenda o Curso Aprenda a Fazer Cascata de Água.

As Dúvidas mais Frequentes

 

Como o artesanato se tornou uma atividade bem comum no Brasil, existe diversas lojas especializadas em matéria prima. Se vai trabalhar com material reciclável, procure pessoas que trabalham com isso, ajudando tanto elas quanto o meio ambiente também.

Datas comemorativas sempre destacam no calendário pelo alto número de vendas e o artesanato é uma ótima forma para presentear alguém. Invista em datas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Dia dos Namorados, etc.

Vender nunca foi uma tarefa fácil, mas com determinação você consegue alcançar potenciais clientes. Mas como dizem por aí: “a propaganda é a alma do negócio”. Faça cartões de visita e distribua, venda primeiro para família e amigos e peça para eles divulgarem e assim, aos poucos, você consegue chegar aonde quer.

2017-11-14T16:46:53-02:00