Guia Completo de Cartonagem

//Guia Completo de Cartonagem

Cartonagem Passo a Passo

Com o país em crise e milhões de pessoas desempregadas, encontrar uma forma de ganhar dinheiro sem sair de casa parece um sonho, não é mesmo? Você sabia que este sonho pode se tornar realidade investindo em artesanatos?

Sabemos que as pessoas adoram trabalhos manuais, principalmente aqueles feitos com carinho e dedicação. Mas, o difícil mesmo é escolher o tipo de produto com que trabalhar. Neste artigo, iremos explicar um pouco como funciona um tipo de artesanato que está super em alta: a cartonagem.

A grande vantagem deste trabalho é que ele não exige muita experiência, já que é relativamente fácil de fazer. Algumas pesquisas são o suficiente para se ter uma base. Agora, para quem deseja transformá-lo em um negócio lucrativo e muito prazeroso, temos na internet alguns cursos que ensinam truques e o passo-a-passo do processo de criação e até técnicas de vendas.

É um investimento que tem um futuro bastante promissor, principalmente por se tratar de algo que vende muito bem e que traz um resultado final lindo!

Se você perdeu nossa matéria sobre técnicas de sublimação, não deixe de conferir.

Material para Trabalhar com Cartonagem

Você decidiu começar a trabalhar com cartonagem, mas e agora, que materiais são necessários? Podemos dizer que eles são infinitos, ficando a critério da criatividade de cada artesão. Mas, alguns são essenciais e precisarão estar presentes para dar, ao menos, início ao processo. Vamos à eles!

Papelão Cinza

Também conhecido como Horlle, ele é item essencial para a cartonagem. Serve para maletas, bolsas, carteiras, etc. Ele é essencial para o negócio e não pode faltar. É possível encontra-lo facilmente em papelarias. Seu custo é relativamente baixo, dependendo do local de compra.

Papel Paraná

Também encontrado em papelarias, sua cor é bege e é muito utilizado para compor os produtos. Também não se trata de um item caro.

Papel Couro

Item essencial para cartonagem, ele é encontrado na cor marrom em todas as papelarias do brasil.

Base de corte

Um instrumento usado para cortar sem que estrague sua mesa de trabalho. Sua duração vai depender da qualidade, mas vale a pena investir em um.

Estilete

Esse é um item primordial para se trabalhar com cartonagem. Sem um estilete é praticamente impossível fazer algum progresso. Procure encontrar um que seja de boa qualidade, para que não tenha problemas com cortes imprecisos ou mal feitos. Existem diversos modelos, escolha o seu preferido.

Outros itens

Vale citar outros itens como régua, guilhotina, tesouras, cola, termocolante, rolinho de espuma e pincel. Porém, não se desespere. Conforme pegar a prática, notará a importância de alguns investimentos e fará automaticamente. Eles não são caros e geralmente podem ser encontrados em papelarias.

Quanto aos tecidos, geralmente são usados os 100% algodão, por serem mais leves e terem acabamento mais bonito. Pode-se escolher de várias cores, incluindo com estampas. O ideal é ter em mente o desenho final e aos poucos ter alguns em estoque para fazer combinações usando a criatividade.

SAIBA MAIS

>> Descubra o segredo do mundo lucrativo da cartonagem

Onde comprar os tecidos baratos para cartonagem

Essa pergunta não tem uma resposta óbvia. Existem inúmeros fornecedores de tecidos e dos materiais citados para o processo de cartonagem.

O ideal é testar alguns lugares e aos poucos se fidelizar com algum vendedor que tenha melhor custo-benefício. É importante frisar que a qualidade dos materiais será essencial para te auxiliar no trabalho, evitando perdas e desgastes desnecessários.

Quanto aos tecidos, não é diferente: é importante dar ênfase para os de melhor qualidade, evitando problemas futuros. Algumas lojas de tecidos tradicionais podem acabar vendendo-os por um preço mais alto, mas é possível encontra-los por preço baixo em lojas de atacado, obviamente comprando maiores quantidades.

No começo, será difícil comprar muito, mas depois que a demanda começar a subir, será possível estocar.

Mas afinal, cartonagem da dinheiro?

Existem diversos cursos que podem ser de grande auxilio para quem deseja buscar uma forma de empreender com o artesanato. O mercado é relativamente competitivo e ter uma boa base é o diferencial para quem está começando. Porém, algumas dicas são importantes:

Especialize-se: Foque em cursos online e melhore cada vez mais seu trabalho. Esta dica é fundamental para ganhar mais clientes e se fixar no mercado. Cursos como o cartonagem lucrativa ajudam muito na especialização e dão uma base ótima tanto para quem está começando, quanto para quem precisa se especializar em alguns pontos. Lembre-se que o diferencial de um artesão precisa estar na qualidade e não no preço. Quanto mais você se focar em aprimoramento, maior será o retorno.

Faça parcerias: Busque conhecer pessoas que trabalham com artesanatos e informe-se sobre feirinhas locais que você poderá participar, mostrando seu trabalho. Certifique-se de ter um grande número de projetos concluídos para expor, pois os eventos costumam ser pagos. O networking costuma ser muito grande nesse ramo, então vale a pena se integrar, por exemplo, a alguns grupos da sua cidade. Até mesmo nos eventos, evite se portar como um concorrente e faça novos amigos. Isso te deixará a vontade para buscar dicas e descobrir novos locais de exposição. Eventos de grande porte têm a tendência de serem restritos a convidados.

Divulgue nas redes sociais: Elas são uma ótima forma de divulgar seu trabalho. Publique no Facebook, Instagram e até mesmo no Whatsapp. Divulgue entre sua família e amigos e faça o marketing boca-a-boca acontecer. Poste fotos se possível com uma frequência regular nas redes sociais e sempre que tiver um novo produto não deixe de mostrar ao mundo. Seguindo essas dicas, as pessoas conhecerão seu trabalho e começarão a te procurar. Mas lembre-se, muitas vezes, o público demora a aparecer, tenha paciência e não desista de seu objetivo.

E ai, gostou das dicas? Não esqueça: a especialização fará toda a diferença no seu novo negócio. Procure um bom curso antes de mais nada e mãos a obra! Aproveite a promoção que o Curso Cartonagem Lucrativa está oferecendo. Clique na imagem abaixo e confira.

Curso de Cartonagem

Fontes:

Maletas e Mimos
Cartonagem Lucrativa

2017-11-14T15:28:15-02:00